SERVIDORES DA PREFEITURA RECEBEM TREINAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DA REDESIM


25/10/2017 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
SERVIDORES DA PREFEITURA RECEBEM TREINAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DA REDESIM


SERVIDORES PÚBLICOS DE CARAÚBAS RECEBEM TREINAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DO REDESIM

Servidores públicos municipais de Caraúbas lotados nas secretarias da Administração, Finanças, Planejamento e Saúde receberam na tarde desta quarta-feira, dia 25, treinamento para implantação da RedeSim. De acordo com Socorro Andrade, gerente de Desenvolvimento do município a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Redesim, é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. 
Do ponto de vista social e macroeconômico, o redesim tem como finalidade estabelecer duas frentes de benefício. Uma delas é a inclusão econômica e social através da atividade empresarial e da livre iniciativa, com apoio do Estado. A outra é desobstruir a atividade econômica e colaborar com o desenvolvimento do país a partir do incentivo à mesma, conferindo ao Brasil competitividade perante outras nações que oferecem condições similares aos seus cidadãos.
O REDESIM foi instituído pela Lei Complementar 123/2006 e pela 11.598/2007, com respaldo da Constituição, em seus artigos 146, III, D, artigo 170, IX e artigo 179, que dispõem sobre a garantia à livre iniciativa, assim como à proteção e apoio do Estado à empresa individual de responsabilidade limitada, à empresa de pequeno porte, à microempresa, microempresário e ao microempreendedor.
No caso do município de Caraúbas o trabalho de abertura e criação de novas empresas será facilitado, pois, os servidores que hoje participaram da capacitação afirmaram que irá ocorrer um processo natural de modernização de implantação desse sistema, o que facilitará a vida do cidadão/empresário e o da Prefeitura.
O RESESIM é um sistema que tem por finalidade integrar os diversos processos legais que permeiam a vida de uma empresa. Esses processos são registro, inscrição, alteração e baixa. O sistema integra informações e processos de todos os órgãos responsáveis por registro e inscrição das empresas, alterações e baixas, bem como todas as juntas comerciais do país.
Essa integração dos processos dentro do sistema fará com que as solicitações do empreendedor sejam feitas através de entrada de dados e documentos única, feita via internet.
A consulta de viabilidade, que é o primeiro passo para a abertura de um negócio, é feita através do preenchimento de um formulário no site da Junta Comercial, no qual serão preenchidas as informações requeridas para a abertura da empresa.
Essas informações serão compartilhadas pelos órgãos a quem cabe a tarefa de aprovar o projeto: Junta Comercial, Secretaria da Fazenda e Prefeitura local.

Fonte: SEPLACOM
Foto: Gabinete do Prefeito

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.