AGRICULTORES DE CARAÚBAS INICIAM A COLHEITA DO ALGODÃO AGROECOLÓGICO PLANTADO EM PARCERIA COM SECRETARIA DA AGRICULTURA, EMPAER E EMPRESA PRIVADA


20/07/2020 | 856 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
AGRICULTORES DE CARAÚBAS INICIAM A COLHEITA DO ALGODÃO AGROECOLÓGICO PLANTADO EM PARCERIA COM SECRETARIA DA AGRICULTURA, EMPAER E EMPRESA PRIVADA


AGRICULTORES DE CARAÚBAS INICIAM A COLHEITA DO ALGODÃO AGROECOLÓGICO PLANTADO EM PARCERIA COM SECRETARIA DA AGRICULTURA, EMPAER E EMPRESA PRIVADA.

Em ano atípico para os agricultores do semiárido paraibano, quando normalmente não chove, em 2020 os registros pluviométricos garantiram um lucro extraordinário para quem se utilizou da agricultura como alternativa. De acordo com o agrônomo Genilson Bezerra, do escritório da EMPAER no município de Caraúbas, 11(onze) agricultores plantaram o algodão orgânico.
Com o plantio realizado no período correto, em meados do mês de Março, os agricultores começaram a colher os frutos desse trabalho. A estimativa é de que os onze agricultores produzam pelo menos 1000Kg de algodão por hectare. Queremos lembrar que desde o inicio esses agricultores vem recebendo total apoio técnico. A NORFIL empresa responsável pela distribuição das sementes, das sacas para transporte e da comercialização estará montando uma estratégia com os mesmos para recolher todo o algodão, afirmou Genilson.
O secretário da Agricultura Rone Feitoza, esteve na última quinta-feira, dia 16/7, visitando exatamente uma das propriedades em que um dos agricultores já esta colhendo a safra deste ano. Pelo que estamos verificando aqui na propriedade do Senhor Maurício o algodão é de boa qualidade e de uma plumagem perfeita. O melhor desse produto é que ele foi produzido sem a interferência de qualquer produto nocivo e não teve nenhuma praga detectada na lavoura, disse ele.
O agricultor Maurício afirmou que já vai colhendo pelo menos 03(três) sacas de algodão e que pelo visto ainda tem mais produção a caminho, pois ainda falta muita plumagem se soltar. Estou satisfeito com o que estamos produzindo aqui. Tenho certeza que teremos uma renda extra com a volta do algodão a nossa região, concluiu ele.
A perspectiva de acordo com o técnico da EMPAER é que Caraúbas esse produza pelo menos aproximadamente 10.000 Kg de algodão orgânico. Os agricultores tem a garantia da comercialização através da compra pela empresa NORFIL, tem a assistência técnica garantida e o mais importante este ano teve inverno suficiente para garantir toda produção, finalizou Genilson Bezerra.

Fonte: SEPLACOM
Foto: MIGUEL FILHO
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.