CARAÚBAS INICIA INSCRIÇÕES PARA AÇÕES EMERGENCIAIS DA LEI ALDIR BLANC DESTINADA AO SETOR CULTURAL


16/07/2020 | 857 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
CARAÚBAS INICIA INSCRIÇÕES PARA AÇÕES EMERGENCIAIS DA LEI ALDIR BLANC DESTINADA AO SETOR CULTURAL


CARAÚBAS INICIA INSCRIÇÕES PARA AÇÕES EMERGENCIAIS DA LEI ALDIR BLANC DESTINADA AO SETOR CULTURAL

Foram iniciadas hoje, dia 16/7, as inscrições para as ações emergências de apoio ao setor cultural no município de Caraúbas e que deverá beneficiar várias pessoas ligadas ao meio cultural que foram afetadas diretamente pela pandemia do novo coronavírus durante o período de calamidade pública.
As pessoas interessadas e ligadas a área cultural e que pretendem ser beneficiados com as medidas deverão acessar o site da Prefeitura Municipal de Caraúbas no endereço eletrônico www.caraubas.pb.gov.br e clicar no item CADASTRO CULTURAL usando o link de pessoa física ou jurídica. 
A secretária do Turismo e da Cultura, Sylvana Milena, orienta todas as pessoas que observem o prazo de inscrição que vai até o próximo dia 24?07, bem como, os critérios estabelecidos pelo Governo Federal para que possam ter acesso ao benefício. É importante neste momento que os artistas e pessoas ligadas ao meio atentem para todos os itens do questionário, disse ela. 
Ainda não existe um prazo dado pelo Governo Federal para o repasse desses recursos que deverão ser realizados em parcela única. Os recursos deverão ser gastos em ações emergenciais de apoio ao setor cultural por meio de: I – renda emergencial mensal aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura; II – subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social; e III – editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos destinados à manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, de desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como à realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.
A renda emergencial prevista terá o valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) e deverá ser paga mensalmente desde a data de publicação desta Lei, em 3 (três) parcelas sucessivas. Para isso os trabalhadores de cultura terão que comprovar: I – terem atuado social ou profissionalmente nas áreas artística e cultural nos 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à data de publicação desta Lei, comprovada a atuação de forma documental ou autodeclaratória; II – não terem emprego formal ativo; e, III – não serem titulares de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiário.
Segue a lista básica sobre as atividades que fazem parte da lista de possibilidades para receber o auxílio emergencial. Caso você se identifique ou conheça alguém, faça o cadastro. Quanto as atividades do auxílio Emergencial é importante destacar que só terá direito ao valor de R$ 600,00 por 3 meses, quem não estiver recebendo o auxilio emergencial da Caixa Econômica. Arte Educadores, artesãos, artistas plásticos, atores/atrizes, antiquário, bonequeiros, bordadeiras, brincantes, camareiro, cantores, capoeiristas, caracterizador, cartoonista, cenógrafo, cenotécnicos, cineastas, cinegrafistas, cineclubistas, compositores, contadores de histórias, contra regra, cozinheiro tradicional, customizadores, dançarinos, desenhistas, designer gráfico, diagramadores, direção teatral, Drags Queens, Dramaturgos, Doceiros, Dubladores, Escritores, Encadernadores Artesanais, Equilibristas, Estampadores, Editores de Imagem e Som, Figurinistas, Foliões de Reis, Guias Turisticos, Grafiteiros, Hip hops / Mc’s, Iluminotecnicos, Ilustradores, Jongueiros, Luthiers, Locutores, Mágicos, Malabaristas, Maquiadores, Memorialistas, Mestres Sabedores, Montadores, Musicistas, Músicos, Peruqueiro, Palhaços, Poetas, Preparador Corporal, Preparador da voz, Produtores Culturais, Quilombolas, Rendeiras, Romancista, Roteirista, Ritimistas, Radialistas, Sambistas de roda, Sonoplastas, Tatuadores, Transformistas e Trapezista.
Também podem realizar o cadastro os interessados em EDITAIS/PROJETOS E PRÊMIOS com a apresentação do valor da proposta os profissionais das seguintes áreas: Criação de sites e plataformas, Edição de livros, Festivais de artes (Teatro, literatura, musica e dança), Gravação de cds, Montagem de espetáculos, Montagem de shows, Montagens de clipes e Podcasts.
Já na área de AQUISIÇÃO DE ATIVOS (Valor na proposta) estão inseridos para Acervo arqueológico, Artes Plásticas, Coleções diversas, Fotografias, Hemerotecas, Livros e Videoteca. Faça sua inscrição o quanto antes. Todas as propostas deverão submetidas a aprovação do Conselho Municipal do Turismo.

FONTE: SEPLACOM
FOTO: ARQUIVO SEPLACOM
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.