SAÚDE DE CARAÚBAS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL


14/11/2019 | 856 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
SAÚDE DE CARAÚBAS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL


SAÚDE DE CARAÚBAS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

A Secretaria da Saúde do município de Caraúbas através da coordenação da Atenção Básica, divulgou a programação alusiva a Campanha Novembro Azul do ano de 2019, que contará com palestras, realização de exames de PSA, sorteio de brindes e muito mais.
De acordo com o coordenador da Atenção Básica, Dr. Reinier Miranda, as duas unidades da saúde do município, a UBSF I Severino Virgínio da Silva e a UBSF II José Clemente de Queiroz, do Distrito de Barreiras irão participar da campanha de forma a contemplar o maior número de homens. Nosso objetivo é fazer com que a população masculina continue participando de forma preventiva buscando as informações necessários para evitar um mau maior que seria o câncer na próstata, afirmou ele.
Reinier informou que desde semana passada, dia 6/11 foram iniciadas as atividades direcionadas ao novembro Azul com o atendimento a comunidade de Ponta de Serra, já ontem dia 13/11 foram atendidos os moradores da comunidade de Campos. No próximo dia 20 serão atendidos os moradores da comunidade da Passagem e será realizado o Dia D da campanha no Distrito de Barreiras, com a realização de palestra, sorteio de brindes, dinâmicas e uma caminhada com os participantes pela Rua Manoel Florentino de Lima. Já no dia 27/11, as equipes estarão na comunidade do Curralinho e região.
O Dia D da campanha no município será realizada no dia 28/11, onde no Centro de Apoio ao Produtor Rural da Secretaria da Agricultura, a partir das 16h., haverá palestras, sorteio de brindes, realização de dinâmicas com os participantes, realização de exames de PSA e o encerramento será marcada com a realização da II Cavalgada da Prevenção.
Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.
Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. 
O Secretário da Saúde, Leonardo Eneas, convida toda população masculina para participar das atividades do Novembro Azul com o objetivo de tomar conhecimento sobre os principais sintomas e causas do câncer da próstata. Precisamos atingir o maior número de homens do município e principalmente, daqueles que ainda não participaram em campanhas de anos anteriores, seja por uma questão de falta de oportunidade, de tempo ou até mesmo de preconceito ou medo, disse ele.
Temos uma vasta programação e as equipes estarão promovendo de forma sistêmica palestras de orientação, exames que serão realizados e atividades especificas com a população masculina, finalizou ele.

Fonte: SEPLACOM
Foto: ARQUIVO SEPLACOM
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.