AUTORIDADES, EQUIPES DA SAÚDE E A POPULAÇÃO ENCERRAM ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA, EM CARAÚBAS

31/10/2019 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

Não dá pra dizer que foi um mês atípico, mas com certeza um dos mais movimentados do ano no município de Caraúbas com a realização da Campanha Outubro Rosa considerado o mês de prevenção ao câncer de mama, em mulheres e homens. Uma vasta programação elaborada pela Secretaria da Saúde e coordenação da Atenção Básica da Saúde movimentou as equipes de Estratégia da Saúde da Família da cidade de Caraúbas e do Distrito de Barreiras.
A campanha do Outubro Rosa surgiu na década de 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, em Nova York. Entretanto, somente em 1997 é que entidades começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. O mês de Outubro foi escolhido como epicentro das ações.
A campanha é celebrada anualmente com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama (e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero). Durante o Outubro Rosa é comum o compartilhamento de informações sobre essas doenças, promovendo a conscientização sobre a doença e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.
O Outubro Rosa surge no Brasil através da iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes da causa. Com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos, elas iluminaram de rosa o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, no ano de 2002. Mas foi somente em 2008, quando diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades, que o Outubro Rosa ganhou força no Brasil.
Em Caraúbas, a campanha já vem sendo realizada à alguns anos e se observa um aumento gradativo das pessoas aderindo a forma prevencionista proposta pela campanha. A cada ano aumentam o número de participantes o que tem levado a Secretaria da Saúde através das equipes da saúde adotarem estratégias de planejamento para que a campanha atinja seus objetivos.
No último dia 2/10, aconteceu o lançamento oficial da campanha com um chá da tarde, quando foi apresentado todo o planejamento para a campanha. Se reuniram na UBSFI – Severino Virgínio da Silva, secretários, coordenação da campanha, equipes da saúde de Caraúbas e do Distrito de Barreiras, bem como, lideranças locais que juntos elaboraram um cronograma de ações.
Na semana seguinte já foram realizadas palestras nas comunidades rurais atendidas pela ESF, aula de zumba em praça pública com a participação de grupos de mulheres, tanto em Caraúbas como no Distrito de Barreiras. Caminhadas, atividades fisícas, distribuição de brindes e muita animação marcaram todos os encontros promovidos no Outubro Rosa.
De acordo com a médica Dra. Caliandra de Vasconcelos foi um mês muito proveitoso para a população, bem como, para nós que fazemos a saúde pública, pois, sentimos o engajamento das pessoas e o interesse da população nas atividades e na conscientização de que a prevenção é realmente a saída para não se ter uma complicação mas grave no futuro, afirmou ela.
Já o prefeito Silvano Dudu agradeceu o empenho e a colaboração de todos, desde a secretaria da saúde, na pessoa do secretário Leonardo Enéas, mas principalmente as 02(duas) equipes do Estratégia da Saúde da Família que não mediram esforços em fazer acontecer a campanha. Estou feliz por ver todos de mãos dadas em prol da saúde da nossa população. O povo saberá recompensar tanto carinho e dedicação de vocês em prevenir uma doença que vem acometendo dezenas de caraubenses, concluiu o prefeito.
No encerramento da campanha, nesta quarta-feira, dia 30/10, foram promovidas várias ações educativas, palestras, gincana, distribuição de brindes com as participantes e um coquetel que marcaram o encerramento oficial da campanha Outubro Rosa 2019.

Foto: MIGUEL FILHO