SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO DE CARAÚBAS PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE MUSEOLOGIA, NO SEBRAE, EM CAMPINA GRANDE


10/08/2019 | 858 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO DE CARAÚBAS PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE MUSEOLOGIA, NO SEBRAE, EM CAMPINA GRANDE


SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO DE CARAÚBAS PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE MUSEOLOGIA, NO SEBRAE, EM CAMPINA GRANDE

A Prefeitura Municipal de Caraúbas esteve representada pelo secretário do Planejamento, Comunicação Institucional e Gestão, jornalista Eduardo Belo, no Seminário sobre Museus e as Novas Economias promovido pelo SEBRAE, na cidade de Campina Grande, nesta sexta-feira, dia 9.
O evento teve por objetivo realizar um balanço da preservação dos museus e da educação em museus, na Paraíba, debater o cenário atual diante das novas economias e traçar perspectivas para o setor.
Nossa participação e de outras tantas pessoas ligada a museologia teve por objetivo principal tomar conhecimento e colher informações para que possamos construir uma política cultural e implantação do Museu Memorial da cidade de Caraúbas que dispõe de inúmeros objetos que relatam a história desde a criação da vila de Caraúbas e passando por fatos importantes que marcaram uma época, disse o secretário.
A professora e escritora caraubense Maria do Carmo me repassou ano passado alguns documentos e me solicitou que não deixasse morrer a idéia de edificarmos o nosso museu. Por isso, o SEBRAE nos ofereceu essa oportunidade de podermos esta hoje presente aqui para iniciarmos esse processo de transformação, seja, através dos contatos que estamos conseguindo ou descobrindo uma forma de captação de recursos para tentar realizar em sonho dos caraubenses, afirmou ele.
A programação contou com palestras e mesas redondas de representantes de museus e especialistas em economia critativa, colaborativa, compartilhada e de valores. Nomes como o de Valter Júnior representante do Memorial Augusto dos Anjos, de Maíra de Oliveira Dias bacharel em Museologia pela Universidade do Rio de Janeiro, de Bruna Cruz museóloga e representante Oi Futuro, que nesta função tem a oportunidade de explorar e empregar novas tecnologias de infraestrutura digital.
Tivemos a oportunidade de conhecer o professor Piva, da Universidade Federal da Paraíba com quem conversamos bastante sobre a possibilidade de implantarmos o museu de Caraúbas e, claro abrimos o dialogo com a própria Universidade para iniciarmos um dialogo com vistas a empreender um levantamento de todo patrimônio histórico do município, afirmou Eduardo Belo.
No encerramento do seminário uma mesa redonda formada e coordenada pela presidente do IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico da Paraíba, Cassandra Figueiredo e que teve a participação da museóloga do Paço do Frevo, da cidade do Recife, Nicole Costa, da Ruth Gabino do Instituto Ricardo Brennand, também do Recife e de Fabiana Sales técnica em Assuntos Educacionais do Museu da Abolição do Recife – PE.
Após o encerramento fizemos uma visita técnica ao Museu de Arte Popular da Paraíba, também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, localizado as margens do açude velho na cidade de Campina Grande, finalizou o secretário.

Fonte: SEPLACOM
Foto: Jean SEBRAE
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.