CARAÚBAS BUSCA SELO UNICEF MUNICÍPIO AMIGO DA CRIANÇA

09/08/2019 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
CARAÚBAS BUSCA SELO UNICEF MUNICÍPIO AMIGO DA CRIANÇA

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 9 de Agosto, às 9h., na sala dos Conselhos Municipais do município de Caraúbas à reunião com a Comissão Intersetorial Municipal do selo UNICEF, como o objetivo de discutir e traçar o planejamento quanto as ações para realização das metas preconizadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Com mais de 22 milhões de crianças e adolescentes em 2.134 municípios, as regiões do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira são territórios prioritários para o UNICEF no Brasil. Isso porque neles estão as maiores concentrações de meninas e meninos em situação de exclusão e vulnerabilidade social no País.
Além dos desafios geográficos enfrentados por quem vive nessas regiões – como a seca em partes do Semiárido e as dificuldades de acesso em regiões da Amazônia –, há outros problemas que impactam a vida de crianças e adolescentes. Nos dois territórios, ainda há muitos meninos e meninas sem acesso a serviços básicos de saúde, escolas, água e saneamento e alimentação adequada.
Existem também crianças e adolescentes com acesso a direitos, mas não com a qualidade mínima necessária. Eles frequentam escolas sem infraestrutura e postos de saúde e hospitais sem profissionais em quantidades adequadas. Têm acesso a água suja, espaços de lazer precários, sistemas de proteção contra violência ineficientes e enfrentam tantos outros desafios que os impedem de crescer e se desenvolver com dignidade.
O UNICEF estimula e apoia os municípios a garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nosso objetivo em participa do Selo UNICEF é o de poder fazer com que Caraúbas avance mais na melhoria de indicadores sociais da infância e adolescência, se tornando um município de referência para o cariri e toda região semiárida, disse a secretária da Assistência Social, Flávia Quirino. A população precisa saber que cada ciclo tem quatro anos – coincidindo com os tempos de mandato das gestões municipais.
Ao participar do Selo UNICEF, os municípios elaboram um diagnóstico da situação da população de até 18 anos e criam e implementam um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população, sempre de forma participativa.
Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.
Participaram da reunião secretários municipais da Assistência Social, Flávia Quirino, do Turismo a senhora Silvana Myllena, dos adjuntos da Educação, professor Tiago Vasconcelos, da Assistência Social Patrick Batista, além da coordenadora do Selo UNICEF no município, Lindailda Lima, da assistente social Luzineide da Costa, da psicóloga Keyla Menezes, representando a secretaria da saúde, a enfermeira Whala.
A coordenadora do selo UNICEF no município, Lindailda Lima, apresentou como principal ponto da pauta a realização da segunda edição da Semana do Bebê 2019. Ano passado realizamos com sucesso a primeira edição que envolveu todas sociedade caraubense, sendo considerado um sucesso e queremos repetir o mesmo sucesso do ano passado, corrigindo as falhas e tornando um evento necessário para cumprimento desta meta. Contamos com todos os segmentos envolvidos para a realização desta edição, disse Lindailda.

Foto: Keyla Menezes