MORTALIDADE DE PEIXES É VERIFICADA NO AÇUDE PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS


18/02/2019 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
MORTALIDADE DE PEIXES É VERIFICADA NO AÇUDE PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS


MORTANDADE DE PEIXES É VERIFICADA NO AÇUDE PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS

Não é nenhuma novidade que a maior alegria do sertanejo e do caririzeiro é com a chegada das chuvas numa região que sofre com escassez de recursos hídricos provocada pela longa estiagem e pela seca feroz que assola a região semiárida.
Mas nem sempre a chegada da estação invernosa trás todos os alívios para a população residente em área rural e urbana. Desde o inicio das chuvas que caem no município de Caraúbas que os agricultores receberam com alegria e ansiedade, pois, as previsões apontavam para um ano dentro da normalidade, que segundo os mais experientes, normal para uma região como o cariri é de chover pouco.
Contudo, as primeiras chuvas registradas foram suficientes para um excelente aporte de água no maior e principal reservatório de água, responsável pelo abastecimento do município, o açude de Campos. Com capacidade de armazenar 6.594.392m³ o manancial se encontrava com menos de 5% do volume tendo uma recarga com mais de 3,0metros na lâmina, estado hoje com mais de 16% da sua capacidade total, o que equivale a um volume de 1.107.677m³.
O maior problema verificado é que com a pouca água existente e a chegada de nova água, a população de peixes existente no açude começou a morrer em virtude da falta de oxigênio na água. Em anos anteriores se verificou a mesma situação em outros mananciais. 
Segundo especialistas o fato se dá porque a vegetação que fica submersa começa a apodrecer causando a falta de oxigênio na água necessário para que os alevinos possam sobreviver. O secretário da agricultura, Rone Feitoza tomou conhecimento do fato e já esta comunicando as autoridades responsáveis para que haja uma medida preventiva e de tratamento da água que será distribuída a população.

Fonte: SEPLACOM
Foto: Arquivo SAA

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.