ESF II DO DISTRITO DE BARREIRAS, EM CARAÚBAS, REALIZOU DEZENAS DE ATIVIDADES NO OUTUBRO ROSA

02/11/2018 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

A Equipe de Estratégia da Saúde da Família – ESFII, do Distrito de Barreiras, no município de Caraúbas promoveu várias atividades desde o início do mês de Outubro relacionadas a campanha de detecção e prevenção ao câncer de mama. De acordo com a diretora da unidade de saúde José Clemente de Queiroz, Claudiane Alves(Preta) desde o dia primeiro que toda equipe foi mobilizada mediante um planejamento em parceria com a secretaria da saúde visando atingir o maior número de pessoas ligadas aquela unidade.
Este ano a campanha Outubro Rosa teve como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?“. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde o objetivo é o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento e informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
Na tarde da última terça-feira dezenas de autoridades e centenhas de pessoas participaram das atividades desenvolvidas na unidade da saúde, a exemplo do prefeito Silvano Dudu, da primeira dama e vereadora Neide de Assis, a secretária da Saúde, Raissa Fernandes, bem como, toda a equipe do ESFII formada por enfermeiro, cirurgião dentista, nutricionista, psicóloga, médico e a população em geral.
De acordo com Claudiane Alves, uma vasta programação foi realizada durante todo o mês. Foram várias palestras e visitas as comunidades rurais. No encerramento da campanha tivemos várias atividades com os presentes, desde palestras com profissionais da saúde e da assistência social, bem como, a participação do médico Thiago Cardoso e o enfermeiro Salatiel Freitas falando sobre a importância da campanha Outubro Rosa e proferindo palestra sobre o câncer de mama. Ainda no período vespertino foi realizada várias dinâmicas como forma de interagir com o público presente, e ainda foi servido um lanche aos participantes, afirmou ela.
O prefeito Silvano Dudu ressaltou a importância da união da equipe em desenvolver essas atividades, pois, somente com a força de todos juntos poderemos esclarecer a população de como ser evitar o câncer de mama com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

Foto: Claudiane Alves