CARAÚBAS REALIZA O MELHOR SÃO PEDRO DO CARIRI PARAIBANO

15/07/2018 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
CARAÚBAS REALIZA O MELHOR SÃO PEDRO DO CARIRI PARAIBANO

No Brasil existe uma cultura em que quando se realiza uma grande festa ou evento popular, logo procuram classifica-lo por sua grandeza. Exemplos efetivos  estão em duas cidades que consolidaram em seu calendário de eventos os festejos juninos, casos de Campina Grande que realiza o Maior São João do Mundo ha mais de 20 anos e na cidade de Caruaru no vizinho Estado do Pernambuco que realiza o Melhor São João do Brasil.
O fato é que ambas protagonizam realmente grandiosas festas juninas com grandes estruturas e movimentam a economia local e regional com o fluxo de turistas e pessoas. No cariri paraibano várias cidades promovem seus festejos juninos e festas religiosas onde cada cidade parece concorrerem para saber qual o maior e melhor evento realizado.
O fato e cada uma dentro de suas limitações tem procurado levar lazer e entretenimento aos seus munícipes e visitantes. Em Caraúbas, o São Pedro vem sendo realizado há mais de 50 anos, desde quando o município escolheu o santo como seu padroeiro. A festa tem seu caráter religioso e profano, pois, o poder público percebeu nele a oportunidade de ter o seu melhor evento popular. E foi assim, que nos dias 6 e 7 de Julho a Secretaria do Turismo, Cultura, Desporto e Lazer da Prefeitura Municipal de Caraúbas promoveu os festejos do São Pedro 2018.
De acordo com Silvana Myllena secretária do turismo, a exemplo do ano passado várias reuniões de planejamento foram realizadas para montagem do evento. Desde o prefeito Silvano Dudu, que coordenou todas as ações do evento, passando pelo turismo, a secretaria de Obras, administração, saúde e do planejamento.
Segundo ela, este ano o evento se avolumou em grandiosidade e organização. Foram muitos os aspectos inovadores e que a cada ano irão sendo automaticamente incorporados a festa. Este ano tivemos o cadastramento dos veículos de acesso ao pátio de eventos, principalmente, dos moradores daquela área o que facilitou o trabalho desenvolvido pela organização e segurança do evento, afirmou ela.
Já o secretário adjunto do turismo, Valzinho, disse que embora houvesse muita divulgação com relação aos vendedores ambulantes, muitos ainda insistem em participar do evento sem realização de cadastro, o que não é permitido pela organização do evento. Mas tenho certeza que o melhor foi realizado para que os barraqueiros pudessem ter a garantia de um bom trabalho, gerando emprego e renda neste período, afirmou ele.
Os organizadores estimaram um público de 15 mil pessoas durante os dois dias de festa, mas de acordo com a Polícia Militar a estimativa foi de 25 mil pessoas nos dois dias de festa, público este que aprovou toda organização da festa. Ainda de acordo com a PM nenhum fato de maior grandeza foi registrado durante o evento, o que coloca a Segurança Pública como um dos pontos fortes da festa. Foram utilizadas viaturas, motos e dezenas de policiais militares, além da segurança privada contratada pela Prefeitura para garantir a tranquilidade e segurança dos que foram se divertir no São Pedro de Caraúbas.
Com isso o São Pedro’2018 foi destaque nos principais portais e blogs da região caracterizando o evento como o Melhor do cariri paraibano. O prefeito Silvano Dudu, se mostrou feliz pelo fato do reconhecimento e pelo trabalho desenvolvido e disse: “ Fazemos a melhor festa popular do cariri paraibano para todos os caraubenses. Isso me orgulha e me emociona, pois, sempre foi meu sonho o de poder concretizar este evento. Tenho certeza que essas milhares de pessoas que passaram por aqui terão motivos para retornar no ano vindouro. Obrigado a todos que contribuíram para o sucesso do MELHOR SÃO PEDRO DO CARIRI, concluiu o prefeito.

Foto: Gutyelson