PROCASE E PREFEITURA DE CARAÚBAS REALIZAM SERVIÇOS DE LOCAÇÃO DE POÇOS TUBULARES, EM COMUNIDADES RURAIS

06/06/2018 | 856 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

No município de Caraúbas dois poços que serão perfurados e integram as ações do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), e irão beneficiar um grupo de jovens agricultores e agricultoras do município, que engloba as comunidades de Salinas, Curralinho, Salgadinho, Luís Gomes, Passagem, Campos e Barreiras. O projeto foi selecionado através de audiência do Orçamento Democrático Estadual (ODE), onde as comunidades presentes puderam apresentar propostas ao Procase, de acordo com edital lançado para beneficiar diretamente o público prioritário do Projeto, que são mulheres, jovens e comunidades quilombolas. As propostas recebidas foram avaliadas e selecionadas, resultando num total de 56 projetos que serão contemplados com financiamento do Procase.
O município de Caraúbas recebe dois poços através deste edital, além da instalação de catavento, kit de irrigação e implantação de um campo de produção de palma forrageira, com um investimento total de R$ 88.525,90 e cerca de 40 jovens beneficiados, visando fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura na região.
O Procase tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento rural sustentável do semiárido paraibano, reduzindo os atuais níveis de pobreza rural e fortalecendo as ações de prevenção e mitigação da desertificação em sua área de intervenção. A materialização destas ações é feita através do apoio a empreendimentos produtivos, buscando o fortalecimento da produção das cadeias produtivas já consolidadas, em expansão, ou nas quais há fortes indicadores de crescimento e necessidade de apoio.
As ações de abrangência do Procase perpassam desde eventos ou cursos de capacitação e formação de mulheres, jovens e quilombolas ao fortalecimento de atividades produtivas, com a disponibilização de recursos financeiros destinados ao apoio e fomento a novos ou já consolidados empreendimentos rurais, agrícolas e não agrícolas. Tais empreendimentos incluem caprinoovinocultura, fruticultura, agroindústrias, artesanato, pequenas indústrias de beneficiamento de minério, empreendimentos associativos e cooperativos e outras atividades relativas às novas ruralidades que serão firmadas a partir das dinâmicas da região, voltadas ao fortalecimento da economia rural local.
O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.
O prefeito Silvano Dudu acompanhou a visita realizada nesta terça-feira, dia 5 de junho da coordenadora de mobilização do PROCASE, Elvira e do geólogo César que juntos locaram os poços nas comunidades Azeite e sítio Roça. Hoje é mais um dia histórico para nosso município, pois, os jovens demonstram através desse projeto que a vida no campo ainda é viável. Precisamos incentivar ainda mais essa juventude para que possam produzir cada vez mais e mantendo a tradição que é do campo onde sai o sustento de nossas famílias, afirmou o prefeito.

Fonte: SEPLACOM/PROCASE
Foto: Arquivo