CARAÚBAS IMPLANTA O PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO 2018’2021

03/11/2017 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
CARAÚBAS IMPLANTA O PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO 2018’2021

É fundamental a participação da população no processo de construção, elaboração e definição de ações que venham lhe garantir uma melhor qualidade de vida. Dentro deste contexto, a Prefeitura Municipal de Caraúbas por determinação do prefeito Silvano Dudu lançou neste dia 01 de novembro a construção do Plano Plurianual Participativo (PPA-P), instrumento de planejamento onde o Executivo Municipal, a partir da participação popular, se compromete, num período de 4 anos, a implementar, de forma regionalizada, um plano de investimentos prioritários voltados às necessidades reais da população.
A primeira audiência pública aconteceu no Mercado Público do Distrito de Barreiras onde o governo municipal se instalou com todas as secretarias municipais e técnicos para ouvir a população da macrorregião 01 formada pelo Distrito de Barreiras e as dezenas de comunidades rurais em torno daquela localidade.
Além da população e de representantes de diversas comunidades estiveram presentes a audiência do PPA-P o prefeito Silvano Dudu, os vereadores Tomas Bezerra, Cleoneide Amara, João Alves gerente de Acompanhamento e Formação do Orçamento Democrático do Estado da Paraíba, os secretários municipais do Planejamento, Comunicação Institucional e Gestão, jornalista Eduardo Belo, das Finanças, Silvio Fernandes, da Educação professora Gracilene Aquino, da Saúde Raissa Fernandes, da Agricultura Roné Feitoza, secretário adjunto do Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, José Valdomiro (Valzinho), adjunto dos Transportes José Valtemar, o contador geral do município, Joilto Brito e assessores municipais da Administração.
Após a formação da mesa, todos usaram da palavra. Abrindo oficialmente o evento João Alves representante do OD Estadual falou da importância desta inovação na gestão municipal. Pode contar com o nosso apoio e o envolvimento dos que fazem a gestão democrática do Estado da Paraíba para que possamos implantar no município de Caraúbas a mais importante ferramenta de gestão, o Orçamento Democrático Participativo, disse João Alves se direcionando ao prefeito Silvano Dudu.
Todos os secretários também fizeram uso da palavra e em seguida foi aberto espaço para que o público pudesse participar, falando das principais propostas para a macrorregião do Distrito de Barreiras. O Senhor Luiz Carlos da Silva cobrou melhoramento do acesso na entrada da PB que liga Congo a Jataúba – PE, a disponibilização de sinal de telefonia móvel e mais atividades esportivas com disponibilização de áreas de lazer para jovens, adolescentes e adultos.
Já a senhora Vanuza Martinelhe falou da importância do governo instalar esse importante modelo de gestão pública que aproxima o cidadão da Prefeitura. Ela cobrou da Prefeitura reforma na Escola Municipal João José de Alcantara com a implantação do AEE, um posto policial e a disponibilização de sinal de telefonia móvel.
Ainda usaram da palavra representantes das comunidades de Monte Alegre que solicitou abastecimento d’água dos imóveis, dos Frades a construção de uma praça.
O prefeito Silvano Dudu ouviu atentamente as reivindicações da população e determinou a toda equipe de governo empenho e comprometimento para cumprir com todos os pedidos realizados na audiência pública, uma vez que a partir de 2018 ele estará implantando o OD Municipal e atenderá a demanda de todas as regiões, seja em parceria com os governos Federal ou Estadual e até mesmo com os recursos do tesouro municipal, disse ele.
O secretário do planejamento, Eduardo Belo, encerrou a audiência solicitando aos presentes a escolha de um delegado representante da comunidade da macrorregião 01 para defender junto e plenária final as propostas escolhidas pela maioria para compor o PPA-P. Foi escolhido e aclamado pela maioria o senhor Luiz Carlos da Silva.

Foto: Romário