OS FORNOS DE CAL, EM CARAÚBAS, SERÃO TEMA DE DOCUMENTÁRIO QUE SERÁ PRODUZIDO POR CINEASTA PARAIBANO

16/10/2021 | 1009 | SEPLACOM | Ricardo Barros | Turismo Cultura e Desporto | Compartilhe :

Numa parceria entra a Prefeitura Municipal de Caraúbas através da SETur e um grupo de alunos da UFPB – Universidade Federal da Paraíba campus de João Pessoa, será produzido um documentário sobre a história dos fornos de cal existentes até os dias atuais na comunidade de curimatãs, no município de Caraúbas.

De acordo com um dos diretores da produção do documentário, Caio Bernardo, o objetivo dessa produção é o de mostrar para a população a importância econômica que essas unidades fabris tiveram no passado e que sobrevivem ainda hoje. Famílias inteiras se utilizaram desse tipo de mão de obra no século XX como meio de alimentar a indústria e, de sobrevivência, em meio a uma região castigada pela seca e pela falta de recursos.

O prefeito Silvano Dudu falou da importância do documentário afirmando que nesses últimos dois ou três anos, a Prefeitura, através da sua gestão, tem investido em infraestrutura explorando alguns dos nossos atrativos locais e naturais, possibilitando a produção de filmes curta metragem e agora esse documentário. Vamos continuar apoiando iniciativas como estas para garantir ao povo Caraúbas a oferta da geração de emprego e renda, pois, teremos a exploração turística de todos esses lugares, disse ele.

Para o diretor e produtor, Caio Bernardo, a produção deste material garantirá as gerações conhecerem um pouco da história dessa atividade no município e das pessoas que sobreviviam dela. Vamos ter a oportunidade de mostrar como uma dessas famílias, a do conhecido Cocada, ainda mantém a atividade sobrevivendo dela. Sabemos que uma produção como essa se torna cara, mais a Prefeitura de Caraúbas, tem nos dado o apoio necessário para que possamos concretizar, concluiu.

Esse é um trabalho que servirá para crianças, jovens, adultos, educadores e pessoas interessadas com a história local. As ruínas dos fornos de cal, hoje representam um marco no desenvolvimento turístico local, mais que num passado não tão distante era uma das principais fontes de economia e sobrevivência para dezenas de famílias, concluiu o diretor.