AGRICULTURA REALIZARÁ O CADASTRAMENTO AMBIENTAL RURAL DE TODOS OS IMOVEIS DO MUNICÍPIO


05/06/2017 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
AGRICULTURA REALIZARÁ O CADASTRAMENTO AMBIENTAL RURAL DE TODOS OS IMOVEIS DO MUNICÍPIO


AGRICULTURA REALIZARÁ O CADASTRAMENTO AMBIENTAL RURAL DE TODOS OS IMOVEIS DO MUNICÍPIO

No dia em que celebra o Dia Internacional do Meio Ambiente, neste 5 de Junho, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do município de Caraúbas anuncia que irá realizar o Cadastramento Ambiental Rural de todas as propriedades rurais. De acordo com o Secretário Rone Feitoza e graças ao compromisso do prefeito Silvano Dudu, será possível cumprir com todas as etapas e exigências preconizadas pelo Ministério do Meio Ambiente.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescente de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.
Além do mais, segundo o secretário Rone Feitoza, passamos a cumprir também com o que estabelece a política estabelecida pelo Plano Diretor do município, quanto a proteção do Meio Ambiente. Segundo especialistas da área, o planeta está 1ºC mais quente e isso se deve a ação do homem que tem destruído a nossa vegetação. O cariri paraibano é uma prova da desertificação natural e da ação predadora do ser humano que sem controle algum vem destruindo copiosamente o que nos resta de mata.
A política de apoio à regularização ambiental é executada de acordo com a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que criou o CAR em âmbito nacional, e de sua regulamentação por meio do Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, que criou o Sistema de Cadastro Ambiental Rural - SICAR, que integrará o CAR de todas as Unidades da Federação.
O prefeito Silvano Dudu contratou um técnico responsável, o agrônomo Gilberto Pereira, que iniciará com equipe da Secretaria da Agricultura o levantamento de todas as propriedades que ainda não foram cadastradas. A meta da Secretaria da Agricultura é finalizar todos os cadastros até o próximo mês de dezembro.

Fonte: SEPLACOM
Foto: fazendasltda.com.br 
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.