CARAÚBAS É A ÚNICA CIDADE DO CARIRI PARAIBANO A UM PASSO DA CONQUISTA DO SELO UNICEF

11/06/2020 | 853 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

O Município de Caraúbas localizado no cariri oriental do Estado da Paraíba é o único que poderá obter uma importante conquista neste ano de 2020, com o selo UNICEF – MUNICÍPIO APROVADO. Desde 2017 que a atual gestão se inscreveu para conquistar o selo e vem desenvolvendo várias atividades que deverão culminar com a avaliação final dos que compõe o Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Esta semana a Comissão Intersetorial do município esteve reunida para definir as últimas ações do ano ligadas a infância e a adolescência. Participaram da assembleia o prefeito Silvano Dudu, o secretário do Planejamento, Comunicação Institucional e Gestão, jornalista Eduardo Belo, a secretária do Turismo, da Cultura e do Desporto, Silvana Milena, os secretários adjuntos da Educação, professor Tiago Vasconcelos e da Assistência Social, Patrick Batista, o diretor da Atenção Básica da saúde do município, Dr. Reinier Miranda Marques, as assistentes sociais Luzineide Costa e Edilma, representantes do conselho tutelar do município Jackeline e João Paulo Hosto, bem como, dos movimentos sociais ligados ao selo Madalena e Euda Patrícia.
A reunião foi coordenada pela articuladora do selo no município, Lindailda Lima, que fez uma exposição de todas as ações realizadas pela atual gestão e que contribuíram para que Caraúbas mudasse totalmente o seu conceito junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância, disse ela. Creio que trilhamos vários caminhos, cumprimos todas as metas e superamos muitos desafios. Por isso acredito que ao final deste ano seremos premiados com o selo UNICEF, afirmou Lindailda otimista com a conquista por parte do município.
Ainda de acordo com o articuladora local do selo o maior problema enfrentado pelo município era a questão da distorção idade-série, mas que após a criação da comissão instersetorial e a participação da secretaria da educação foi decisiva na mudança dos números iniciais apresentados. A principal ação adotada foi a criação de turma de correção de fluxo que possibilitou as crianças que se encontravam fora da sala de aula, completou Lindailda.
O prefeito Silvano Dudu agradeceu o empenho de todas as secretarias envolvidas no projeto e disse acreditar desde o inicio que Caraúbas é capaz de ter essa importante conquista. Por isso, me rendo de homenagens a cada um de vocês que não mediram esforços para que o nosso município possa ser contemplado. Tenho fé que traremos essa importante conquista e manteremos a política de assistência a nossas crianças e adolescentes, disse o prefeito.
Ao final todos responderam a um questionário enviado pelo UNICEF que trata do relatório de transparência pública do selo UNICEF no município. Os presentes responderam individualmente e encaminharam para que fosse coletada todas as informações que será submetidas ao CMDCA que em reunião homologará uma das últimas ações do selo no município.

Foto: MIGUEL FILHO