Caraúbas completa 20 anos de Emancipação Politica


04/05/2017 | 856 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
Caraúbas completa 20 anos de Emancipação Politica


CARAÚBAS COMPLETA VINTE ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 5

O município de Caraúbas estará completando nesta sexta-feira, dia 5 de Maio, 20 anos de sua Emancipação Política Administrativa. Através da Lei Estadual n.º 5.932, de 29 de abril de 1994, Caraúbas foi instituído município, a partir do desmembramento de parte do território do município de São João do Cariri, sendo o povoado de igual nome elevado à categoria de cidade. A Lei estabeleceu em seu artigo 3º que a instalação do município ocorreria em 1º de janeiro, com a “posse do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, eleitos em pleito direto e simultâneo com os demais municípios do país.”. 
No entanto, o primeiro pleito eleitoral municipal realizado após a aprovação da Lei n. 5.932/1994 foi em outubro de 1996, sendo que os prefeitos eleitos assumiram seus cargos em 1º de janeiro de 1997. Desta forma, apesar do município ter sido criado em 1994, a data da efetiva instalação de Caraúbas é 1997.
Atualmente, o município conta com uma população total de 3.899 habitantes em 497,2 Km² (IBGE, 2011). 
E para comemorar a data a Prefeitura elaborou uma vasta programação que se iniciará no dia 3 de Maio com a Feira da Saúde onde a população poderá contar com diversos serviços que serão oferecidos gratuitamente a população. Serão 80 (oitenta) mamografias para mulheres com idade acima dos 50 anos através do Programa Amigo do Peito, haverá amostras da evolução do mosquito da Dengue, classificação sanguínea, atualização do cartão do SUS, teste de Glicemia capilar, aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, vacinação contra o H1N1, avaliação de índice de massa corpórea e palestra sobre o câncer de mama. As atividades serão desenvolvidas no Mercado Municipal Manoel Clementino Neves.
Já na quinta-feira, dia 4/5 a partir das 8h., será a abertura do I Torneio de domino do município, sendo realizado em duas etapas, a primeira no período da manhã e a segunda no período noturno. No período vespertino serão realizadas 03 (três) palestras importantes sobre a chegada das águas do São Francisco ao cariri e que cortam o município. A primeira delas tratará do tema A transposição e os desafios ambientais, tendo como palestrante Ezequiel Sóstenes, a segunda abordará o tema Águas do São Francisco, suficiente para desenvolver a região? O palestrante será o especialista em recursos hídricos do Estado da Paraíba, Isnaldo Cândido e para encerrar Antônio Mariano abordará o tema A transposição e os impactos ambientais. As palestras acontecerão a partir das 13h30min., no Centro Recreativo 5 de Maio.
No dia 5/5, data em que o município completa seus vinte anos haverá a tradicional solenidade de hasteamento das bandeiras, às 8h., no rol de entrada da Prefeitura Municipal. Às 8h30min., acontecerá o inicio das provas de ciclismo e atletismo da independência, às 10h., em frente a Prefeitura acontecerá a solenidade de entrega de novas viaturas, sendo, 01 (uma) ambulância adquirida com recursos próprios, 01 (um) veículo para o Programa Bolsa Família, 01 (um) ônibus escolar adquirido junto ao Pacto Social do Governo do Estado, 01 (um) laboratório de informática com 18 desktop para a Escola Alice Jorge da Silva.
A programação consta ainda celebração da missa em Ação de Graças, as 10h30min., na igreja matriz de São Pedro que será celebrada pelo Pe. Gustavo Ferreira, administrador paroquial. 
Já no período da tarde, a partir das 15h., no Mercado Municipal Manoel Clementino Neves, será realizada a Feira Agroecológica e Cultural da Secretaria da Educação, onde as escolas municipais apresentarão diversos temas relacionados ao tema.
O encerramento das atividades alusivas ao aniversário da cidade estão previstas para acontecer a partir das 19h., em frente ao Mercado Municipal com a realização da Amostra de Cultura, arte e poesia do Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, da secretaria da Assistência Social. Serão apresentadas diversas oficinas dos trabalhos desenvolvidos ao longo da atual gestão.
Haverá apresentação da oficina de música dos núcleos de Anjiquinho, Distrito de Barreiras e Curimatães. O hino nacional será cantado pelo grupo de idosos do SCFV, núcleo de Caraúbas. Já a oficina de dança será a do núcleo de Barreiras e Curimatãs. O núcleo do SCFV do povoado de passagem apresentará a oficina de poesia. No encerramento do evento haverá um sarau poético com Thaiana Campos e participação de poetas locais.
O prefeito Silvano Dudu, este ano resolveu não contratar atrações artísticas em virtude da crise financeira vivida pelo município. Em respeito ao dinheiro do povo de Caraúbas vamos entregar a cidade ações importantes deste início de governo como as que estão elencadas aqui. Não que as bandas musicais não sejam importantes, muito pelo contrário, acho necessário para alegrar nosso povo. No entanto, temos que ter precaução neste início de gestão porque pegamos uma prefeitura com muitas dificuldades e aos poucos estamos transformando a vida dos caraubenses. Desta forma, não deixaremos de ter a participação do tradicional forro pé de serra, em praça pública, a partir das 22h., com trio de forro local, finalizou o prefeito.

Fonte: SEPLACOM
Foto: Nelson Honorato
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.