COVID-19: APÓS 75 DIAS SEM CASOS CONFIRMADOS CARAÚBAS REGISTRA PRIMEIRO CASO POSITIVO DO NOVO CORONAVÍRUS

03/06/2020 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

A Secretaria da Saúde e o Departamento de Vigilância em Saúde Epidemiológica do município de Caraúbas divulgaram na noite desta, terça-feira dia 2 de junho do corrente, o primeiro caso positivo do novo coronavirus. Após 75(setenta e cinco) dias sem casos confirmados da doença o município passou a fazer parte da lista dos outros 197 municípios com casos confirmados.
De acordo com o secretário da Saúde, Leonardo Eneas Almeida, este caso já vinha sendo monitorado pelos técnicos da secretaria e do Departamento de Vigilância em Saúde desde o dia 12 de Maio. Como o paciente apresentou apenas uma sintomalogia, neste caso apresentou tosse, resolvemos por coloca-lo em quarentena, cumprida rigorosamente sob a supervisão da saúde pública municipal, afirmou ele.
Cumprindo o prazo de quarentena o paciente foi submetido ao teste rápido no dia de hoje, onde o mesmo testou positivo para a COVID-19. Mesmo testando positivo, o paciente tendo cumprido todos os requisitos exigidos para o caso, já se encontra curado, disse Leonardo.
Trata-se de um paciente hipertenso, de 54 anos, residente no Distrito de Barreiras. O mesmo apresentou sintomas de tosse leve no dia 12/05. Procurou a unidade da Saúde no dia 15/05, onde foi mantido em isolamento de quarenta e acompanhamento por parte da equipe da Saúde e da Vigilância em Saúde. Cumpriu todo o isolamento foi encaminhado para realização do TESTE RÁPIDO, onde deu positivo para IGG, paciente encontra-se já curado e sem sintomas.
Continuamos monitorando toda população do município e pedimos as demais pessoas que mantenham as orientações já repassadas pela secretaria da saúde e os demais órgãos de saúde, a exemplo, da OMS, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e a secretaria municipal da Saúde. Cumpram com as medidas já anunciadas de isolamento social, uso de mascaras, sem aglomerações, lavar bem as mãos e se alimentar bem com frutas cítrica para aumentar a sua imunidade, concluiu Leonardo Enéas.

Fonte: SEPLACOM/SMS/DVSE
Foto: Playaudio Studio