EM PARCERIA COM O PROCASE PREFEITURA DE CARAÚBAS BENEFICIA O HOMEM DO CAMPO COM O PREPARO DO PLANTIO DE SEIS CAMPOS DE PALMA

22/05/2020 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

O município de Caraúbas localizado numa região semiárida se caracteriza pela instabilidade climática, limitando às atividades agropecuárias no Estado. A concentração das chuvas em poucos meses do ano acarretam em estacionalidade de produção, com redução da disponibilidade de forragem no período seco e impactos negativos sobre a viabilidade técnica e econômica da produção animal.
O ano de 2020 tem se caracterizado até  presente data como um bom ano de inverno pelas chuvas já registradas até o momento. Caraúbas já registrou mais de 600,00mm nos últimos cinco meses. Mas é aproveitando este cenário que a Prefeitura Municipal de Caraúbas através da Secretaria da Agricultura e em parceria com o Governo do Estado da Paraíba através do PROCASE vem implantando na zona rural do município 06 (seis) campos de palma forrageira.
Ela se destaca como planta forrageira ideal para mitigar os efeitos do baixo rendimento da pecuária no semiárido. Se bem manejada, a palma é capaz de atingir altas produtividades, garantindo a suplementação dos animais. A Secretaria da Agricultura do município disponibilizou os equipamentos necessários para o preparo do solo das comunidades de Curralinho, Azeite, Luiz Gomes, Moreira, Salinas/Roça e Monte Alegre, beneficiando 58 famílias.
O secretário da Agricultura Rone Feitoza esteve acompanhando o prefeito Silvano Dudu em visita a comunidade do Monte Alegre onde está sendo implantado um desses campos. Essa parceria esta sendo fundamental para que possamos recuperar a palma em nossa região. Cada agricultor terá plantado meio hectare de terra para produção e depois irá distribuir com as comunidades que ainda não foram contempladas com o plantio da palma, disse o secretário.
De acordo com João Macedo, coordenador do PROCASE está sendo investido aproximadamente R$ 280.000,00 (Duzentos e Oitenta Mil Reais) por parte do Estado da Paraíba na implantação desses projetos no município de Caraúbas. Ele informou que o Projeto é composto da Perfuração e instalação de 06 poços com Catavento, Caixa D’água e Kit de irrigação por gotejamento.

Foto: Arquivo SEPLACOM