COVID-19: SECRETARIA DA SAÚDE DE CARAÚBAS REALIZOU PALESTRA PARA AS EQUIPES DA SAÚDE DO MUNICÍPIO COM INFECTOLOGISTA

21/03/2020 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

A Secretaria da Saúde do município de Caraúbas realizou nesta quinta-feira, dia 19 de Março de 2020, uma reunião com todos as equipes das unidades da saúde com o objetivo de repassar informações a respeito da pandemia provocada pelo coronavirus, o COVID-19. A reunião aconteceu no prédio sede do Poder Legislativo Municipal e contou com a presença de todos os profissionais da saúde do município incluindo os Agentes Comunitários da Saúde.
O secretário da Saúde, Leonardo Eneas Almeida, coordenou as ações da reunião, desejou as boas vindas a todos os profissionais e falou do objetivo da reunião que foi seguida da realização de uma palestra com a médica infectologista e coordenadora do setor de Infectologia do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Drª. Mirna Gurjão.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia um documento oficial foi atualizado sobre o novo Coronavírus. O documento contém respostas às principais dúvidas da população neste momento pós-decretação do estado de pandemia pela OMS. Seguimos firmes no nosso propósito de dar amparo à sociedade, incluindo profissionais da Saúde e Imprensa, além de apoiar as determinações do Ministério da Saúde.
Em sua palestra Drª Mirna Gurjão falou um pouco sobre a história do coronavírus, os seus meios de contaminação, com ose prevenir, o manejo que se precisa ter com os pacientes suspeitos do coronavírus, o isolamento social, a quarentena e orientações a todos os profissionais. Ela afirmou que o momento da epidemia no Brasil é de prudência; não de pânico. A epidemia é dinâmica e as informações e recomendações deste informe podem ser atualizadas em poucos dias, à medida que a epidemia aumente e que novos conhecimentos científicos são publicados.
Com a decretação da Situação de Emergência em Saúde Pública promovida nesta data aqui em Caraúbas pelo prefeito Silvano Dudu e pela Secretaria da Saúde, tenho certeza que as medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus serão adotadas como: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos; identificação e isolamento respiratório dos acometidos pela COVID-19 e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde.
De acordo com ela, o período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias para a COVID-19. Em raros casos, o período de incubação chegou a 14 dias. Aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar; 15% necessitam internamento hospitalar fora da unidade de terapia intensiva (UTI) e menos de 5% precisam de suporte intensivo.
Ao término da palestra os profissionais da saúde puderam tirar suas dúvidas sobre a forma de contagio, a prevenção e os casos que não foram explorados na palestra. Drª. Mirna agradeceu a atenção de todos e agradeceu o convite da Secretaria da Saúde em puder promover esse momento com todos os profissionais do município de Caraúbas que tenho certeza, a partir de hoje saberão colocar em prática as principais ações de prevenção e combate ao COVID-19, finalizou ela.

Foto: APARECIDA ALVES