PREFEITO DE CARAÚBAS REUNIU EQUIPE DE SECRETÁRIOS, VEREADORES E REPRESENTANTES DA IGREJA E DECRETOU ESTADO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA

20/03/2020 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

O prefeito do município de Caraúbas. Silvano Dudu, reuniu na última quarta-feira, dia 18 de Março do corrente a equipe de secretários municipais, vereadores e representante da igreja católica para coletivamente adotarem medidas de situação de emergência em saúde pública ocasionado pela Pandemia do COVID-19.
A reunião foi realizada na sede do Poder Legislativo Municipal e contou com a presença, além do prefeito, de todos os secretários municipais, dos vereadores Nero Soares presidente da Câmara, da vereadora Neide de Assis, primeira secretária da Casa e do vereador líder da bancada da situação, Teinha da Saúde, além do senhor José Procópio representante da igreja católica e da assistente social Luzineide da Costa.
A reunião foi coordenada pelo prefeito Silvano Dudu e pelo secretário da saúde, Leonardo Eneas de Almeida que apresento em vídeo os mitos e as verdades sobre o coronavírus. Depois das informações iniciais do secretário da saúde, o prefeito Silvano Dudu cumprimentou os presentes e falou da importância da prevenção que todos deverão ter a partir de agora com o expansão e proliferação do vírus. Precisamos a partir de amanhã adotar medidas administrativas para conter o avanço da doença e queremos contar com o apoio e a solidariedade de todos, inclusive da sociedade caraubense, afirmou ele.
O momento é de preocupação mesmo não tendo nenhum registro ou casos suspeitos em nosso município, disse o prefeito. Precisamos conscientizar nossa população sobre o perigo que estamos expostos e adotar medidas que possam tranquilizar a população, afirmou ele.
Após a fala do prefeito todos tiveram a palavra para expor sugestões e tomadas de decisões. O secretário Leonardo Eneas da saúde falou da importância de se reduzir o atendimento de pacientes nas unidades da saúde de forma presencial. Só serão atendidos os casos de urgência e emergência. Não serão permitidas aglomerações de pessoas nas recepções das unidades da saúde, nos casos de pacientes só será permitida uma pessoa como acompanhante, o atendimento ao público estará restrito apenas a um expediente e o outro será interno, as pessoas que necessitarem de receitas solicitarem por telefone que um profissional da unidade se encarregará de entregar, as pequenas cirurgias estarão suspensas pelo período de vigência do decreto, bem como, outras medidas de disponibilização de EPI’s para os profissionais, álcool em gel a 70%, bem como, os atendimentos médicos de pacientes que residem fora do município estão suspensos.
Na área da educação as escolas entraram em recesso por 30(trinta) dias, já a partir deste dia 19 de Março e só retornarão em 18 de Abril, inclusive em cumprimento as determinações emanadas do Decreto Estadual onde o município também adotará as mesmas medidas. A secretária da educação Rhayanne Fernandes lembras ao pais e responsáveis que não são férias antecipadas, mesmo tendo a mesma característica as pessoas devem manter as crianças em suas residências. Neste momento precisamos da compreensão de todas as famílias que evitem aglomerações e permaneçam neste período em suas residências para evitar o contato com outras pessoas,, disse ela.
A Assistência Social também suspendeu os serviços dos grupos do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, jovens, adultos e idosos, considerados a classe de alto risco de contagio da doença. O atendimento do Programa Bolsa Família acontecerá normalmente com expediente aberto ao público, haja vista que a demanda pequena permitirá as restrições impostas pela legislação. Apenas o Programa Criança Feliz deverá permanecer funcionando com as visitas domiciliares com restrições, afirmou Flávia Quirino, secretária da pasta.
A igreja católica seguira determinação do disposto em Decreto Municipal, bem como, das orientações da Diocese quanto as celebrações e concentração de pessoas. O Sr. José Procópio falou da importância da união de esforços neste momento de todos com o Poder Público e a sociedade civil uma vez que é algo nunca visto anteriormente, afirmou ele. Precisamos trabalhar muito a nossa população usando a mídia para que todos se conscientizem dessa Pandemia, pois, muitos não têm acesso a informação e nem tem esclarecimentos necessários sobre o problema, concluiu ele.
O prefeito Silvano Dudu determinou ao setor jurídico do município a baixa do Decreto Emergencial para que possamos iniciar essa luta na prevenção de nossa população, para que obtenhamos sucesso e continuemos sem casos suspeitos e registrados, concluiu o prefeito.

Foto: Miguel Filho