BUSCA ATIVA: EM CARAÚBAS NENHUMA CRIANÇA FORA DA SALA DE AULA

15/02/2020 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
BUSCA ATIVA: EM CARAÚBAS NENHUMA CRIANÇA FORA DA SALA DE AULA

Com o objetivo de evitar a evasão escolar em sua totalidade e tendo iniciado esta semana o ano letivo de 2020, o município de Caraúbas iniciou a campanha Busca Ativa Escolar que tem por objetivo combater a exclusão escolar. O programa foi desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).
O município de Caraúbas pleiteia o SELO UNICEF e este é o ano que temos para comprovar nossa capacidade de articulação e de erradicação dos números desfavoráveis em diversos setores, dentre os quais destacamos a educação, a assistência social e a saúde, afirmou a articuladora do selo no município Lindailda Lima.
Precisamos identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, teremos dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.
A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.
Na última quinta-feira, dia 13/02, a coordenação local do selo UNICEF se reuniu com os Agentes Comunitários da Saúde para apresentar o formulário especifico de preenchimento. O professor e adjunto da Educação, professor Tiago Vasconcelos participou da reunião e falou da importância de ir buscar essas crianças do pré-escolar que estão fora da sala de aula. Lembrando que por determinação legal da Resolução nº. 2, do CNE e Portaria n.º 1.035/2018, onde só serão aceitos alunos que já tenham completado 4 anos de idade até o dia 31 de Março, dentro do Plano de Universalização da Educação Pública e que residem em área rural, afirmou ele.

Foto: Aparecida Alves