CARAÚBAS, SELO UNICEF: COMISSÃO INTERSETORIAL SE REÚNE E TRAÇA PLANO DE AÇÃO PARA IMPORTANTE CONQUISTA

14/02/2020 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

CARAÚBAS, SELO UNICEF: COMISSÃO INTERSETORIAL SE REUNE E TRAÇA PLANO DE AÇÃO PARA IMPORTANTE CONQUISTA

A Comissão Intersetorial do Selo UNICEF do município de Caraúbas se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 13 de Fevereiro com o objetivo de traçar o Plano de Ação para o ano de 2020, considerado o principal exercício para que o município seja contemplado com o selo UNICEF.
A reunião foi coordenada por Lindailda Lima(Preta) articuladora do selo no município de Caraúbas. Estiveram presentes representantes das secretarias da Educação na pessoa do professor Tiago Vasconcelos, a secretária da Assistência Social, Flávia Quirino, o adjunto Patrick Batista, assistente social Luzineide Costa, as conselheiras tutelares Ziene Salvador e Raquel Daiane, a presidente do CMDCA, Keyla Menezes e a Assistente Social Edilma de Queiroz Cavalcanti do CRAS de Caraúbas.
De acordo com Lindailda Lima várias ações desde 2017, quando o município fez a adesão ao Selo UNICEF, já foram realizadas pelo município, com destaque para a realização da Semana do Bebê que deverá se tornar um evento permanente no município, a partir deste ano. Também foram realizadas capacitações entre 2018 e 2020 para as equipes de saúde, assistência social e educação no tema fortalecimento das competências familiares na primeira infância.
Outras ações importantes e que contam com a participação de vários setores públicos e secretarias municipais como as da saúde, educação e assistência social também foram desenvolvidas, a exemplo, do registro das ações tomadas pela gestão municipal da rede para atender aos resultados da auto avaliação das escolas no sistema de monitoramento de atividades do Selo UNICEF.
Na área da saúde foi realizado o diagnóstico municipal sobre mortes de adolescentes por causas externas, identificando os casos de homicídios, suicídios, acidentes ou outro elaborado. Também foi realizada capacitação de capacitação de professores sobre direitos sexuais e reprodutivos, incluindo sugestões de atividades e metodologias que visem a redução da gravidez na adolescência e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids, com conteúdos adequados às séries escolares.
Para este ano ainda nos falta muitas ações e por isso realizamos neste dia de hoje esta reunião com o objetivo de repassar o Plano de Ação para que possamos nos prazos estipulados cumprir todas as metas/ações. Iniciaremos por uma busca ativa em parceria com os ACS. Até o fim deste ano, queremos deixar Caraúbas pronta e com todas as ações cumprida para receber o tão sonhado selo UNICEF se tornando município AMIGO DA CRIANÇA, concluiu a articuladora Lindailda Lima.

Foto: Aparecida Alves