EM PARCEIRA COM A UEPB PREFEITURA DE CARAÚBAS INICIA MAPEAMENTO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO


14/01/2020 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
EM PARCEIRA COM A UEPB PREFEITURA DE CARAÚBAS INICIA MAPEAMENTO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO


EM PARCEIRA COM A UEPB PREFEITURA DE CARAÚBAS INICIA MAPEAMENTO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO

Foi iniciado ontem dia 13 de Janeiro do corrente, o mapeamento dos principais pontos turísticos do município de Caraúbas – PB numa parceria do Governo do Estado da Paraíba através da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB através do setor de arqueologia e a Prefeitura Municipal de Caraúbas através das Secretarias do Planejamento, Comunicação e Gestão e a SETur – Secretaria do Turismo, da Cultura, do Desporto e do Lazer.
Nesta primeira visita foram visitadas as áreas do Poço Grande e Lagoa do Saco. O professor Juvandi e coordenador do projeto junto a Universidade esteve acompanhado de um aluno do curso de geografia e um outro já mestre em história. O objetivo desse trabalho é mapear todo o município com seus principais pontos turísticos.
Estou impressionado como Caraúbas tem um grande potencial a ser explorado, principalmente, em se tratando do turismo religioso, do geoturismo, do turismo cultural(Sítios Arqueológicos) e o turismo de aventura, afirmou o professor Juvandi. Só pra se ter uma idéia neste primeiro momento encontramos vestígios da vida indígena no município, localizamos fragmentos de ossos humanos, de cerâmica, ainda não temos como classificar se trata de uma urna funerária, pois esta muito fragmentado, disse ele.
Recebemos uma pequena peça danificada e doada pelo proprietário da área que já irá compor o acervo do museu que a Prefeitura de Caraúbas irá montar. O material arqueológico colhido hoje será higienizado, tombado e guardado até que a Prefeitura monte o local onde funcionará o museu, afirmou o professor e especialista no assunto.
Retornaremos em meados de Fevereiro para darmos prosseguimento ao trabalho, pois temos muitas localidades a serem visitadas e caso haja necessidade de escavação solicitaremos autorização ao IPHAN Nacional para procedermos com mais descobertas no município. Estou impressionado com o gigantesco potencial de Caraúbas nesta área, concluiu o professor Juvandi.
O secretário do Planejamento, jornalista Eduardo Belo, garantiu que já identificou um imóvel no centro histórico da cidade que irá sugerir ao prefeito Silvano Dudu sua desapropriação para implantação do museu histórico do município. É um espaço com uma localização perfeita para contar a nossa história e prestarmos uma homenagem aos nossos antigos e primeiros habitantes, disse o secretário.

Fonte: SEPLACOM
Fotos: Professor JUVANDI
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.