NOVEMBRO AZUL: CARAÚBAS E BARREIRAS SE UNEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PROSTATA

30/11/2019 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
NOVEMBRO AZUL: CARAÚBAS E BARREIRAS SE UNEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PROSTATA

Diferente de anos anteriores durante a Campanha Novembro Azul, este ano as equipes da saúde do Distrito de Barreiras e da cidade de Caraúbas elaboraram juntas uma programação bastante diversificada para atender a demanda de homens participantes da prevenção ao câncer da próstata.
No último dia 20, a programação foi realizada no Distrito de Barreiras e contou com a participação de mais de 100(cem) homens que lotaram as dependências da UBS II. Foram realizadas palestras de orientação coordenada por Doutor Reinier Miranda Marques, coordenador da Atenção Básica do município, por Daniel Guimarães cirurgião dentista e Dr. Tiago que falou a plateia presente.
Participaram da programação o prefeito Silvano Dudu, a vereadora e primeira dama do município, Neide de Assis, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nero Soares, bem como, os veredores, Tomaz Bezerra e Teinha líder da bancada da situação. A solenidade contou ainda com a participação dos secretários municipais da saúde Leonardo Eneas, Rone Feitoza da Agricultura e do jornalista Eduardo Belo do Planejamento, Comunicação e Gestão.
Após as palestras ainda houve um depoimento do secretário do planejamento com o objetivo de desmistificar a população masculina que em sua grande maioria ainda adota o preconceito na hora de realizar o exame do toque retal. Houve a distribuição de brindes com os participantes e uma pequena aula aeróbica. Ao final foi servidor um lanche aos presentes.
O encerramento oficial da campanha aconteceu nesta quinta-feira, dia 28/11, na cidade de Caraúbas quando sob a coordenação da ESF I foi realizada uma cavalgada da prevenção percorrendo as principais ruas da cidade, cantoria, palestras, sorteio de brindes e a realização de exames de PSA.
Mais de 130(cento e trinta) homens compareceram ao Centro de Apoio ao Produtor Rural localizado na Secretaria da Agricultura para prestigiar uma tarde e noite de informação e prevenção. Estiveram presentes além do prefeito Silvano Dudu, o vice prefeito Zé de Laura, a primeira dama e vereadora Neide de Assis, os vereadores presidente Nero Soares, Teinha, Tomaz, Fabinho da Passagem, secretários municipais da Saúde, Leonardo Eneas, da Agricultura Rone Feitoza, do transporte Renivaldo Neves, das Finanças Silvio Fernandes. O evento contou ainda com a participação do médico cardiologista Dr. Natanael Bahia e da sua esposa e médica do Programa Mais Médicos, Caliandra Vasconcelos, profissionais da ESF e da população masculina.
De acordo com o prefeito Silvano Dudu a cada ano o evento dedicado às mulheres e aos homens vem tomando corpo e as pessoas estão se conscientizando da importância da prevenção. Já são centenas de pessoas participando das campanhas do Outubro Rosa e agora do Novembro Azul. Precisamos nos conscientizar mais ainda de que essa é uma corrida pela vida, por isso temos que deixar de lado o medo, o preconceito e até mesmo a ignorância para que possamos vencer a cada dia os obstáculos relacionados ao câncer que vem matando muito em nosso município, afirmou ele.

Foto: Miguel Filho