SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO DE CARAÚBAS PARTICIPA, EM NATAL, DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DO PAD

27/11/2019 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

O município de Caraúbas está participando do VIII Encontro Nacional de Formação do PAD – Programa Água Doce, que esta sendo realizado na cidade de Natal – RN, no período de 27 a 29 de novembro do corrente, sendo representado pelo Secretário do Planejamento, Comunicação Institucional e Gestão, jornalista Eduardo Belo, bem como, a presença dos operadores de dois dos quatro sistemas em funcionamento no município, Jucelio Fortunato, do Distrito de Barreiras, e José Edvan(Zé da comunidade de Curralinho).
O evento conta com a participação de 10(dez) Estados do Nordeste mais o Estado de Minas Gerais com delegações formadas por secretários municipais da Agricultura, do Meio Ambiente, da Educação, da Saúde e de áreas afins, além dos operadores e de representantes do Comitê Gestor de cada comunidade.
Em sua participação na mesa de secretários, o secretário Eduardo Belo, esteve representando os demais gestores municipais e o município de Caraúbas e falou da importância do Programa Água Doce na vida da população caraubense. Temos quatro sistemas implantados e em funcionamento que garantem números impressionantes para a gestão. A Prefeitura de Caraúbas é parceira do programa custeando os custos com o pagamento dos operadores e da conta de energia elétrica. Já a comunidade participa com uma pequena contribuição mensal no valor de R$ 5,00 (Cinco Reais) que serve para um fundo de reserva com o objetivo de custear outras despesas de manutenção do sistema.
Precisamos avançar para outras discussões importantes, pois, cada um já sabe da sua contribuição. Os municípios tem a obrigação de fazer cumprir o acordo de gestão e isso já é passado. Os gestores precisam ter consciência de suas responsabilidades e as comunidades das suas, afirmou ele.
De acordo com Eduardo Belo, existe a possibilidade de se conversar com as secretarias da Educação e da Saúde para que haja ações de conscientização para as populações futuras, quanto à conservação de cada sistema desse implantado. Estamos precisando avançar, pois, estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica com a inteligência artificial e a TI. Se não conseguirmos alcançar a velocidade dessa tecnologia corremos o risco de ficarmos no passado, concluiu ele.
A programação do evento prossegue nesta quinta-feira, dia 28 e no dia 29/11, quando serão realizadas oficinas e palestras sobre diversos assuntos ligados a dessalinização e monitoramento de sistemas do Programa, bem como, as vivências e experiências nas diversas  áreas.

Foto: Arquivo SEPLACOM