SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO DE CARAÚBAS PARTICIPA, EM NATAL, DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DO PAD


27/11/2019 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO DE CARAÚBAS PARTICIPA, EM NATAL, DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DO PAD


SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO DE CARAÚBAS PARTICIPA, EM NATAL, DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DO PAD

O município de Caraúbas está participando do VIII Encontro Nacional de Formação do PAD – Programa Água Doce, que esta sendo realizado na cidade de Natal – RN, no período de 27 a 29 de novembro do corrente, sendo representado pelo Secretário do Planejamento, Comunicação Institucional e Gestão, jornalista Eduardo Belo, bem como, a presença dos operadores de dois dos quatro sistemas em funcionamento no município, Jucelio Fortunato, do Distrito de Barreiras, e José Edvan(Zé da comunidade de Curralinho).
O evento conta com a participação de 10(dez) Estados do Nordeste mais o Estado de Minas Gerais com delegações formadas por secretários municipais da Agricultura, do Meio Ambiente, da Educação, da Saúde e de áreas afins, além dos operadores e de representantes do Comitê Gestor de cada comunidade.
Em sua participação na mesa de secretários, o secretário Eduardo Belo, esteve representando os demais gestores municipais e o município de Caraúbas e falou da importância do Programa Água Doce na vida da população caraubense. Temos quatro sistemas implantados e em funcionamento que garantem números impressionantes para a gestão. A Prefeitura de Caraúbas é parceira do programa custeando os custos com o pagamento dos operadores e da conta de energia elétrica. Já a comunidade participa com uma pequena contribuição mensal no valor de R$ 5,00 (Cinco Reais) que serve para um fundo de reserva com o objetivo de custear outras despesas de manutenção do sistema.
Precisamos avançar para outras discussões importantes, pois, cada um já sabe da sua contribuição. Os municípios tem a obrigação de fazer cumprir o acordo de gestão e isso já é passado. Os gestores precisam ter consciência de suas responsabilidades e as comunidades das suas, afirmou ele.
De acordo com Eduardo Belo, existe a possibilidade de se conversar com as secretarias da Educação e da Saúde para que haja ações de conscientização para as populações futuras, quanto à conservação de cada sistema desse implantado. Estamos precisando avançar, pois, estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica com a inteligência artificial e a TI. Se não conseguirmos alcançar a velocidade dessa tecnologia corremos o risco de ficarmos no passado, concluiu ele. 
A programação do evento prossegue nesta quinta-feira, dia 28 e no dia 29/11, quando serão realizadas oficinas e palestras sobre diversos assuntos ligados a dessalinização e monitoramento de sistemas do Programa, bem como, as vivências e experiências nas diversas  áreas.

Fonte: SEPLACOM
Foto: Arquivo SEPLACOM
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.