NO MEIO DA CAATINGA EIS QUE SE DESTACAM NA PRIMAVERA DE CARAÚBAS, OS IPÊS AMARELOS DO CARIRI


04/11/2019 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
NO MEIO DA CAATINGA EIS QUE SE DESTACAM NA PRIMAVERA DE CARAÚBAS, OS IPÊS AMARELOS DO CARIRI


NO MEIO DA CAATINGA EIS QUE SE DESTACAM NA PRIMAVERA DE CARAÚBAS, OS IPÊS AMARELOS DO CARIRI

O que chamamos de Ipê Amarelo nada mais é do que a nomenclatura cientifica dada a craibeira nome comum mais conhecido na Caatinga para a espécie Tabebuia aurea (Manso) Benth. & Hook. f. ex S. Moore. A espécie pertence a família Bignoniaceae. 
A espécie possui diversos nomes populares, a saber: craibeira, caraiberia, ipê-amarelo-craibeira, ipê-amarelo, ipê, aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-ouro, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipê-da-serra, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca (LORENZI, 1992).
Nesta época do ano, no município de Caraúbas a natureza contrasta a vegetação seca do clima semi árido com a floração das caraibeiras. Ao longo do leito do Rio Paraíba e espalhadas no município por riachos e barragens, não é difícil se deparar com esse espetáculo de cores e beleza natural. O secretário do Planejamento, jornalista Eduardo Belo, afirmou que esse cenário é ideal para se criar mais um atrativo turístico para o município, incluído no mapa do turismo recentemente.
Vamos estudar com especialistas e o pessoal da SETur uma forma de criamos um evento nesta época do ano que possamos atrair pessoas que possam contemplar, visitar e conhecer de perto esses encantos naturais que temos, afirmou ele.
Segundo estudos e pesquisas realizados o nome popular “paratudo“ deve-se ao fato de que os pantaneiros do Brasil mascam a casca como remédio para problemas no estômago, vermes, diabetes, inflamações e febres. O nome popular Ipê, em tupi-guarani, significa “árvore de casca grossa“ e tabebuia é “pau“ ou “madeira que flutua“.
A sabedoria popular diz que “onde nasce craibeira, tem um olho d’água” ou “quando as craibeiras florecem bem, o próximo ano será bom de inverno”.
A madeira da Craibeira é pesada e flexível, apodrece facilmente e é usada na fabricação de papel, artigos desportivos, cabos de vassouras e obras externas. Devido a gama de boas características das árvores dessa espécie, há um grande interesse econômico e madeireiro para sua utilização. As folhas tostadas podem ser utilizadas como estimulante e podem substituir a erva-mate no preparo do chimarrão.
A craibeira, espécie heliófita, ou seja, adaptada ao crescimento em ambiente aberto ou exposto à luz direta, é também decídua perdendo as folhas em determinada época do ano. Ecologicamente, pertence ao grupo das espécies secundárias iniciais. Abrange a Floresta Pluvial da Mata Atlântica e da Floresta Latifoliada Semidecídua (DURIGAN e NOGUEIRA, 1990).
A craibeira é uma espécie caducifólia e a queda de suas folhas coincide com o período de floração. A floração inicia-se no final de agosto, podendo ocorrer alguma variação devido a fenômenos climáticos. A espécie frutifica nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, dependendo da sua localização. Em cultivo, a espécie inicia o processo reprodutivo após o terceiro ano (CARVALHO, 2003).
A espécie ocorre no Cerrado, Caatinga, Amazônia e Pantanal, embora com características morfológicas diferentes, nos estados de Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Portanto, essa é uma das melhores épocas do ano para visitar Caraúbas, pois, você poderá contemplar um verdadeiro espetáculo da natureza com o amarelo ouro das imponentes e multicentenárias árvores do cariri paraibano. Visite Caraúbas e conheça suas belezas naturais, concluiu o secretário.

Fonte: SEPLACOM
Foto: MARCOS FERNANDES
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.