CARAÚBAS REALIZA DESFILE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM HOMENAGEM AOS 197 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

09/09/2019 | 856 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

A secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Caraúbas realizou na tarde do último sábado, dia 7/9, o desfile cívico da Pátria em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil com a participação das escolas municipais, da creche escola São Pedro, de bandas marciais e fanfarra.
As comemorações contou com a presença do prefeito Silvano Dudu que se fez acompanhando da primeira dama do município, Neide de Assis, do vice-prefeito Zé de Laura que esteve acompanhado da sua esposa Juraci, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores José Franconero, dos vereadores Fábio Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal, do líder do bloco situacionista Arimateia Fernandes, do vereador Tomaz Bezerra, dos secretários municipais da Educação Rhayane Sorayne Fernandes, do secretário da Saúde Leonardo Eneas Almeida, do secretário da Agricultura Rone Feitoza, do secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos José Marcelo Neves, do secretário da Administração Nelson Honorato.
O desfile foi aberto pelo pelotão formado pelas alunas da EMEIF Alice Jorge da Silva conduzindo uma faixa com o tema desse ano do desfile: “Brasil, vamos falar de você”. Na sequência de apresentações faixa com a indicação dos desfiles da escolas municipais, vultos históricos e o pelotão de balizas que fizeram evoluções e apresentações para as autoridades e o público ao longo da avenida. O pelotão de bandeiras conduzido por alunos com a missão de representar e proteger os símbolos nacionais que representam a Pátria.
Centenas de pessoas se aglomeraram ao longo da Avenida Expedicionário Luzi Tenório Leão com o objetivo de assistir a todos os detalhes do desfile. Este ano o desfile foi formado por 21(vinte e um) pelotões de alunos das mais diferentes idades. A exemplo da creche escola São Pedro, escolas rurais Joaquim Galdino Santiago, Sóter Correia e Emiliano Pereira.
A creche Escola São Pedro trouxe para avenida crianças até 5 anos de idade prestando homenagem ao bioma brasileiro, falando de suas belezas naturais. O tema foi “Para viver, é preciso que a natureza também viva.” Os pelotões da creche estavam assim distribuídos: balizas, bioma Amazônia, bioma Cerrado, bioma Caatinga, bioma Mata Atlântica e o bioma Pantanal.
As diversidades culturais também fizeram parte do desfile em Caraúbas. As escolas municipais prestaram homenagens a todas as regiões do país mostrando o que cada uma tem de melhor, a exemplo, das vestimentas e danças gaúchas da região Sul, do folclore brasileiro da região Norte através da festa do Boi Bumbá, do festival de Paritins na disputa dos bois garantido e caprichoso. A região centro Oeste também foi destacada pelas tradicionais festas religiosas e pela dança folclórica do Siriri. O ritmo que contagia o país não foi esquecido pelo Samba representado pela região Sudeste que trouxe para a avenida o charme, a alegria que contagia através de sua diversidade de enredos. E para encerrar as homenagens as regiões o Nordeste trouxe a representatividade e força do seu povo através do xaxado, dança típica dos sertões nordestinos e originária no Estado do Pernambuco.
As Forças Armadas também foram lembradas pelas escolas do município que formaram um pelotão com a representatividade da Aeronáutica, Marinha e do Exército Brasileiro que tem a missão de forma e zelar pela defesa da Pátria. Os Estados Brasileiros também foram representados no desfile com uma demonstração da sua formação administrativa e política. Os movimentos sociais foram destaque com a apresentação e preservação do meio ambiente, o camponês, o feminismo, estudantil, diretas já, negros e indígenas.
Encerrando o desfile a EEEFM Coronel Serveliano de Farias Castro trouxe 04(quatro) pelotões de alunos destacando e homenageando a diversidade de profissões existentes no país, um apelo a SOS Transposição de Águas do São Francisco, um apelo para que se possa salvar a Amazônia e ainda, um pelotão com a proposta de repensar os 5 erres: REPENSAR, REDUZIR, RECUZAR, REUTILIZAR e RECICLAR, numa tentativa de salvar o meio ambiente e o planeta.
Este ano animaram o desfile 02(duas) bandas, sendo ambas da cidade de Sumé. A Fanfarra Municipal Padre Paulo e a banda Marcial Professor José Gonçalves de Queiroz.
A secretária da educação, Rhayanne Fernandes, agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos com o desfile, avaliando que “não é fácil colocar na avenida um desfile nessa magnitude. Precisamos da disponibilidade de muitas pessoas e de uma equipe especial para preparar cada momento desse. Estou feliz por ter conseguido concluir mais um desfile cívico em nosso município, em que pese as dificuldades e imprevistos que sempre haverão de acontecer. Mas o principal foi mostrado ao nosso povo, com força de vontade e muita garra e determinação conseguimos vencer mais uma batalha, afirmou ela.
O prefeito Silvano Dudu agradeceu a toda equipe da gestão e disse que o desfile cresce a cada ano e precisamos melhorar ainda mais nossa estrutura para garantir a todos melhor acomodação e segurança. Estou satisfeito mais não podemos nos acomodar e achar que já fizemos o suficiente. Se Deus quiser ano que vem haveremos de realizar um desfile ainda maior e com mais envolvimento do sentimento de patriotismo de nossa gente, concluiu o gestor máximo do município.

Foto: MARCOS FERNANDES