COMTUR DE CARAÚBAS DEFINE INCLUSÃO DOS SEGMENTOS DO ARTESANATO, DA MÚSICA E DA LITERATURA, NO CONSELHO

07/09/2019 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

Os membros integrantes do COMTUR – Conselho Municipal do Turismo do município de Caraúbas estiveram reunidos na última quinta-feira, dia 05, para discutir assuntos relacionados ao Turismo local, o desporto e a cultura. A secretária do Turismo Silvana Myllena convocou a reunião para deliberar sobre a reformulação na composição do conselho, bem como, aprovação e discussão do Regimento Interno e as pendências administrativas do referido conselho.
Dos 10(dez) segmentos que o COMTUR dispõe, sete estiveram presente, a exemplo da SETur, SEPLACOM, Educação, CMDRS, Poder Legislativo Municipal, Associações Rurais e o setor do comércio.
A secretária Silvana Myllena abriu a reunião repassando a necessidade de se discutir em caráter de urgência a composição do conselho, a concessão do Programa Bolsa Atleta, a reformulação da legislação e aprovação do Regimento Interno, bem como, a eleição da diretoria do COMTUR.
O secretário Eduardo Belo, do Planejamento, Comunicação Institucional e Gestão, informou aos presentes as demandas do COMTUR e confirmou a realização de um convênio, a ser celebrado, com o setor de arqueologia da UEPB com o objetivo de iniciar o trabalho de catalogar os principais pontos turísticos do município, a exemplo, dos sítios arqueológicos, paleontológicos e espeleológicos.
O objetivo também é o de implementar e criar um pequeno Museu histórico e geográfico que possibilite uma visitação para conhecimento das peças e da história da nossa cidade, afirmou ele. Temos muitos objetos de indígenas, cangaceiros, um acervo pequeno que conta a história mais antiga e até recente de Caraúbas. Vamos fazer um esforço para deixarmos essas obras catalogadas, registradas e em funcionamento, disse ele.
O principal ponto discutido na reunião foi a inclusão na legislação de criação do COMTUR dos segmentos da Música, literatura e artesanato, não contemplados pela Lei municipal. Temos alguns segmentos que consta na lei que, muito embora tenham sido convidados a fazer parte do Conselho demonstraram dificuldade e estes devem ser excluídos para dar lugar a outros que possam formar nossa estrutura, afirmou a secretária da SETur.

Foto: MIGUEL FILHO