SEMAS DE CARAÚBAS E CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER DO CARIRI REALIZARAM PALESTRA EM CARAÚBAS

28/08/2019 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

A Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Caraúbas em parceria com o Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento as Mulheres do Cariri realizaram na tarde de ontem, no prédio sede da Câmara Municipal de Vereadores importante palestra sobre a violência contra a mulher.
As atividades fizeram parte do aniversário da Lei Maria da Penha e contou com a participação massiva de dezenas de mulheres e autoridades que prestigiaram e ouviram atentamente as informações repassadas pelas profissionais do CRIAMC.
A palestrante e coordenadora do Centro de Referência da Mulher do cariri, Lucineide Lima e a assistente social Carleide Leite apresentaram números e dados importantes sobre os atos de violência contra a mulher. Estamos aqui hoje não apenas para repassar dados e informações, mas principalmente, para levantar uma bandeira de luta em prol das mulheres do cariri e em especial as caraubenses, afirmou Lucineide.
O prefeito Silvano Dudu esteve acompanhado da primeira dama e vereadora Neide de Assis, das secretárias municipais Flávia Emanoela Quirino da Assistência Social, Silvana Myllena do Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, Rhaynne Fernandes da Educação, além dos secretários Rone Feitoza da Agricultura, Nelson Honorato da Administração e o jornalista Eduardo Belo do Planejamento, Comunicação e Gestão.
A secretária da Assistência Social, Flávia Quirino, usou da palavra ao final da palestra para agradecer as mulheres que tomaram a decisão de estarem presente a palestra, numa iniciativa fundamental em torno do conhecimento dos seus direitos. Sabemos que Caraúbas não teve, graças à Deus, nenhum caso registrado de feminicidio, somos uma cidade pacata, mas tem muitos outros casos de violência registrados e outros ainda no anonimato e que necessitam de uma tomada de decisão, afirmou ela.
Uma das mulheres mais participantes da palestra foi a agente comunitária da saúde, Neide Araújo. Ela chegou a relatar várias situações de violência contra mulheres no município. Eu conheço casos diversos porque estamos em permanente contato com as famílias e, sei o quanto é difícil para essas mulheres se pronunciarem através de denúncias para o seu próprio companheiro, afirmou ela.
O prefeito Silvano Dudu, agradeceu a parceria e mais uma vez parabenizou a SEMAS e o Centro de Referência da Mulher pela brilhante iniciativa. Quero me colocar a disposição de vocês para que possamos acabar com a política do medo neste município. As mulheres precisam ter sua vez e voz, afirmou ele.
A vereadora e primeira dama, Neide de Assis, também usou da palavra e disse que desde o mês dedicado a Mulher que vem realizando atividades com as mulheres como forma de desperta-las para essa importância da denuncia. Promovemos uma sessão especial histórica nesta Casa onde reunimos centenas de mulheres, em parceria com a SEMAS, a saúde, a educação promovemos palestras sobre a aplicação da Lei Maria da Penha e os direitos reservados as mulheres, concluiu ela.

Foto: Miguel Filho