SECRETÁRIO DA SAÚDE DE CARAÚBAS PARTICIPA DO CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DA SAÚDE DA PARAÍBA, EM JOÃO PESSOA

09/08/2019 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

Foi encerrado na tarde desta sexta-feira, dia 9 de Agosto o Congresso dos Secretários Municipais da Saúde do Estado da Paraíba, realizado no hotel Caiçara, na capital paraibana desde o dia 7/8. O secretário da saúde do município de Caraúbas, Leonardo Eneas de Almeida, participou do Congresso e se disse realizada pelo que conseguiu ouvir durante o evento.
Temos muitas conquistas depois deste Congresso e não poderia sair daqui sem dizer da alegria de poder levar para Caraúbas excelentes notícias no que tange a área da saúde. Teremos a oportunidade através do Programa Médicos do Brasil de angariar a vaga perdida pela gestão anterior do médico da ESF do Distrito de Barreiras, disse ele.
Outra importante ação que realizamos foi a adesão a Campanha SIFILIS NÃO, do Ministério da Saúde que consiste na realização testes rápidos e o tratamento dos pacientes no próprio município, afirmou Leonardo. Além dessas outras conquistas foram importantes para que possamos continuar fazendo muito mais por nossos habitantes, complementou.
Desde a abertura do Congresso que importantes temas foram discutidos, a exemplo, do Seminário GILSON CARVALHO que tratou do fortalecimento da Atenção Básica, Avanços e desafios para a segunda maior cobertura do país. Renato Tasca, da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, falou sobre o Novo Pacto Regional da OPAS pela Atenção Primária à Saúde. Lucas Wolmann, da secretaria da Atenção Primária a Saúde, do Ministério da Saúde-SAPS/MS discorreu sobre as perspectivas e ações da Nova Secretaria da Atenção Primária, contextualizando a Atenção Básica – avanços, perspectivas e desafios.
Ainda no primeiro dia do Congresso foram abordadas as ações do CONASEMS, as Estrategias para qualificação da Atenção Primária no Estado da Paraíba, bem como, as estratégias de provimento e fixação de médicos na Paraíba. No encerramento do primeiro dia aconteceu a cerimônia de lançamento do livro – 30 anos COSEMS – PB e premiação da medalha Gilson Carvalho.
No segundo dia do Congresso várias palestras foram realizadas, mesas temáticas, discussões em grupo tratando principalmente sobre a história dos 30 anos do SUS, bem como, debates, exposições dialogadas, reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite – CIB/PB, assembleia extraordinária para eleição dos membros do COSEMS – PB e roda de experiências.
Saimos daqui fortalecidos e abastecidos de informações importantes para serem disseminadas e colocadas em prática. Voltamos para Caraúbas com mais desafios e com novas perspectivas. Muito trabalho nos espera e contamos com o apoio da gestão e do prefeito Silvano Dudu para que possamos implementar todas as ações necessárias ao desenvolvimento da saúde pública do município, finalizou o secretário Leonardo Eneas de Almeida.

Foto: Leonardo Eneas