SECRETÁRIO DA SAÚDE DE CARAÚBAS PARTICIPA DO CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DA SAÚDE DA PARAÍBA, EM JOÃO PESSOA


09/08/2019 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
SECRETÁRIO DA SAÚDE DE CARAÚBAS PARTICIPA DO CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DA SAÚDE DA PARAÍBA, EM JOÃO PESSOA


SECRETÁRIO DA SAÚDE DE CARAÚBAS PARTICIPA DO CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DA SAÚDE DA PARAÍBA, EM JOÃO PESSOA

Foi encerrado na tarde desta sexta-feira, dia 9 de Agosto o Congresso dos Secretários Municipais da Saúde do Estado da Paraíba, realizado no hotel Caiçara, na capital paraibana desde o dia 7/8. O secretário da saúde do município de Caraúbas, Leonardo Eneas de Almeida, participou do Congresso e se disse realizada pelo que conseguiu ouvir durante o evento.
Temos muitas conquistas depois deste Congresso e não poderia sair daqui sem dizer da alegria de poder levar para Caraúbas excelentes notícias no que tange a área da saúde. Teremos a oportunidade através do Programa Médicos do Brasil de angariar a vaga perdida pela gestão anterior do médico da ESF do Distrito de Barreiras, disse ele.
Outra importante ação que realizamos foi a adesão a Campanha SIFILIS NÃO, do Ministério da Saúde que consiste na realização testes rápidos e o tratamento dos pacientes no próprio município, afirmou Leonardo. Além dessas outras conquistas foram importantes para que possamos continuar fazendo muito mais por nossos habitantes, complementou.
Desde a abertura do Congresso que importantes temas foram discutidos, a exemplo, do Seminário GILSON CARVALHO que tratou do fortalecimento da Atenção Básica, Avanços e desafios para a segunda maior cobertura do país. Renato Tasca, da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, falou sobre o Novo Pacto Regional da OPAS pela Atenção Primária à Saúde. Lucas Wolmann, da secretaria da Atenção Primária a Saúde, do Ministério da Saúde-SAPS/MS discorreu sobre as perspectivas e ações da Nova Secretaria da Atenção Primária, contextualizando a Atenção Básica – avanços, perspectivas e desafios.
Ainda no primeiro dia do Congresso foram abordadas as ações do CONASEMS, as Estrategias para qualificação da Atenção Primária no Estado da Paraíba, bem como, as estratégias de provimento e fixação de médicos na Paraíba. No encerramento do primeiro dia aconteceu a cerimônia de lançamento do livro – 30 anos COSEMS – PB e premiação da medalha Gilson Carvalho.
No segundo dia do Congresso várias palestras foram realizadas, mesas temáticas, discussões em grupo tratando principalmente sobre a história dos 30 anos do SUS, bem como, debates, exposições dialogadas, reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite – CIB/PB, assembleia extraordinária para eleição dos membros do COSEMS – PB e roda de experiências.
Saimos daqui fortalecidos e abastecidos de informações importantes para serem disseminadas e colocadas em prática. Voltamos para Caraúbas com mais desafios e com novas perspectivas. Muito trabalho nos espera e contamos com o apoio da gestão e do prefeito Silvano Dudu para que possamos implementar todas as ações necessárias ao desenvolvimento da saúde pública do município, finalizou o secretário Leonardo Eneas de Almeida.

Fonte: SEPLACOM
Foto: Leonardo Eneas
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.