PREFEITO DE CARAÚBAS LANÇA O PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE

14/04/2019 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :
PREFEITO DE CARAÚBAS LANÇA O PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE

O prefeito Silvano Dudu do município de Caraúbas lançou oficialmente o Programa Saúde Itinerante que visa atender a população residente nas comunidades rural e urbana e que ainda não foram alcançadas pelas equipes do Estratégia da Saúde da Família.
A idéia surgiu a partir de uma atividade desenvolvida pelos profissionais do ESF II do Distrito de Barreiras quando em dezembro de 2018, realizaram na comunidade de Frades várias atividades que precederam as festividades da padroeira daquela comunidade.
A diretora da UBS II do Distrito de Barreiras, Claudiane Alves(Preta) uma das mentoras da idéia disse que a partir daquela iniciativa as demais comunidades começaram a cobrar a participação da equipe da saúde nas demais localidades. Foi então quando conversamos com o prefeito Silvano Dudu e ele prontamente aprovou e apoiou a idéia de levar saúde a todas as regiões do município, afirmou ela.
O Saúde Itinerante é composto por diversos profissionais da saúde, desde o médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, cirurgião dentista, nutricionista, psicólogo e toda uma equipe pronta para atender as demandas da população. O programa teve inicio na última semana pela comunidade de Curimatãs, uma das mais carentes do município.
O prefeito Silvano Dudu esteve presente na localidade e falou da alegria de poder levar esse programa a todas as comunidades. Em que pese termos duas competentes equipes do Estratégia da Saúde da Família sempre alguém deixa de ser alcançado pelo programa e, essa iniciativa visa sobretudo garantir o acesso a saúde de qualidade a todos os munícipes, concluiu o prefeito.
De acordo com o cronograma elaborado pela Secretaria da Saúde a próxima Saúde Itinerante estará visitando a comunidade de Anjiquinho, no dia 25/04 e depois a comunidade de Monte Alegre em data ainda a ser confirmada. O secretário da saúde Leonardo Enéas convida toda população dessas localidades a se fazerem presentes nos pontos de apoio que serão montados para atendimento.

Foto: Claudiane Alves