PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CARAÚBAS PARTICIPAM DE PROGRAMA ESCOLA DA TERRA NA UFCG

07/12/2018 | 854 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

Dando continuidade ao trabalho sério desenvolvido pela atual gestão da Prefeitura Municipal de Caraúbas através da Secretaria da Educação e capacitando a mão de obra local, os professores das escolas rurais da rede pública municipal de Caraúbas estão participando de um Seminário final do Programa Escola da Terra, na UFCG/CDSA, campus de Sumé – PB.
O programa Escola da Terra tem por objetivo a formação dos professores das escolas do campo que trabalham com turmas multiseriadas, enfatizando as vivencias locais. O Seminário está sendo ministrado pela Universidade Federal de Campina Grande através do CDSA e em parceria com o município de Caraúbas e outros municípios.
De acordo com o que foi repassado pela secretária da educação, professora Gracilene Aquino, este Seminário é parte referente a finalização do I Curso de Aprofundamento em Educação Contextualizada para as turmas multisseriadas do semiárido, com o objetivo de atender ao professorado e coordenação pedagógica das escolas e turmas multisseriadas do campo.
O Seminário tem o objetivo de refletir sobre as escolar/turmas multisseriadas no contexto brasileiro e na Educação do Campo, discutir sobre as práticas desenvolvidas pelo Programa Escola da Terra, socializar os projetos de intervivência nas turmas multisseriadas pelos cursistas do programa, realizar a conclusão do curso da primeira turma da Escola da Terra da Paraíba e avaliar e definir estratégias para a continuidade do Programa no Estado da Paraíba.
Participam nesta primeira fase do Programa, 11 (Onze) municípios do cariri paraibano, além de Caraúbas, estiveram presentes docentes dos municípios de Camalau, Livramento, Monteiro, Parari, Prata, Serra Branca, São João do Tigre, São João do Cariri, São José dos Cordeiros e Sumé.
Os professores Fábio Josué Santos(UFRB) foi o palestrante do dia abordando o tema Panorama das escolas multisseriadas no Brasil e no mundo, fruto de uma mesa redonda coordenada pelo professor Fabiano Custódio da UFCG/CDSA.

Fotos: Arquivo SE