SECRETARIA E EQUIPE DA SAÚDE DA FAMÍLIA, DE CARAÚBAS, DESENVOLVE AÇÕES DO OUTUBRO ROSA

02/11/2018 | 855 | | | Planejamento Comunicação Institucional e Gestão | Compartilhe :

A secretaria da Saúde do município de Caraúbas em parceria com o Equipe de Estratégia da Saúde da Família – ESFI promoveram uma manhã diferente no dia de ontem. Na unidade da saúde Severino Virgínio da Silva foram realizadas diversas ações no sentido de promover a campanha Outubro Rosa que tem por objetivo a detecção e prevenção quanto ao câncer de mama.
Em 2018, a campanha Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?“. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento e informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
Participaram da solenidade de lançamento do Programa o prefeito Silvano Dudu, a primeira dama e vereadora Neide de Assis, a secretária da Saúde, Rayssa Fernandes, secretária do Turismo Silvana Myllena, secretário da agricultura, Rone Feitoza, secretário do Planejamento, Comunicação e Gestão, Eduardo Belo, a equipe do ESFI formada por enfermeiros, cirurgião dentista, nutricionista, psicóloga, médico, além do diretor da Atenção Básica, José de Arimateia Fernandes e dezenas de mulheres do município.
Na programação várias atividades com os presentes, desde um café da manhã, ações de fisioterapia, palestras sobre nutrição e saúde alimentar, auto exame e testemunho de uma caraubense que já passou pelo problema do câncer de mama.
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

Foto: Miguel Filho